AtelierDuLawson

J’adore bijoux!

In Uncategorized on abril 27, 2010 at 1:44 am

Se tem uma coisa que todos fashionistas adoram na hora de compor seu look, é o famoso acessório: a bijuteria. No esteio desse gosto pop, recentemente a Prada na semana de moda de Milão, introduziu o verdadeiro festival de bijuterias aplicadas nas sandálias de acrílico. Causando muito estranhamento em fashionistas por utilizar um material tão popular e muitas vezes ligado à cultura kitsch.

Porém, revisitando a história da moda, é fácil entender como a bijuteria bem aplicada pode se tornar desejo de consumo mundial. Em meados da II Guerra Mundial, uma estilista visionária resolveu criar uma linha de joias que fossem mais acessíveis e versáteis para as roupas em tempos de guerra. Coco Chanel deu início ao que hoje em dia conhecemos como “bijouterie”, ao convidar seu amigo Fulco Santostefano della Cerda, o Duque de Verdura, para trabalhar como designer da maison.

Verdura, profundo conhecedor da arte da joalheria, desenvolveu com Chanel uma coleção de joias com inspiração principalmente na Cultura Bizantina e dos Czares Russos, criando os famosos braceletes de Cruz de Malta. Criados em acrílico – com as joias de Chanel, presenteadas por um afeto herdeiro dos Czares Russos – as versões reduzidas e redesenhadas por Verdura imediatamente tornaram-se item obrigatório em todas as damas da época. Torna-se bem mais facil gostar da brincadeira e criatividade de Miuccia e perceber que com um toque de genialidade tudo vira moda e tudo vira arte.

Duque de Verdura e Mademosaille Chanel na confecção dos famosos braceletes com cruz malta.

Detalhes dos pés da última coleção verão da semana de Milão da Prada, sandálias de acrílico.

Este post também pode ser visto em: http://juliapetit.com.br/home/j%E2%80%99adore-bijoux/

Deixe um comentário